Synopsis: “When the city falls dark, the shadows are not just in the corners, they are also in the souls of the people who feel the silence and loneliness in the concrete city. Even so, a light pulses within these people and their movement is what gives strength to a projection of the future. A light that runs through the streets, invades houses and announces a future through light.”
Director: Graffiti com Pipoca
Producer: Jeronimo Vilhena, André Gustavo Castro
Director of Photography: Manoel Vilhena Saldanha
Director of Animation: Rodrigo EBA!
Animator: Antônio Linhares
Script: Gilberto Caetano
Director of Communication: Agner Rebouças
Soundtrack: Eduardo Agni
Stencil: Bruno Perê, JAMAC
Graphic Design: Luís Antônio Azevedo Nascimento
Post Production: Fábio Cruz, Manoel Saldanha
Crew: Bruno Maciel, Fábio Santos, Willian Barros Souza.
Key Cast: Barbara Xavier, Dheny Bergamaschi, Ivete Damasceno, Luiz Gustavo Depieri, Mateus Ribeiro (X-Tudão), Silvania Barbosa.
Making of:, Vivian Benford
3D Animation: Rodrigo Vilhena
Runtime: 16 minutes 19 seconds
Country of Origin: Brazil
Country of Filming: Brazil
Language: Portuguese
Subtitles: No
Graffiti com Pipoca
O Coletivo Graffiti com Pipoca é composto por diversas pessoas de diferentes regiões, gêneros e cores, todas elas militantes e produtores de arte e cultura, cada qual em sua individualidade, ou seja, somos produtores, design gráfico, animadores , fotógrafos, editores, roteiristas, grafiteiros, músicos…enfim quando junta todo mundo somos um desenho animado. O coletivo iniciou os trabalhos no ano de 2004 realizando produções de desenhos animados com a técnica do graffiti, além de promover oficinas de desenho animado, graffiti, vídeo e organizar diversos encontros de graffiti, realizar cinema em ruas, escolas e praças.
De 2004 até 2016 todos os anos foram produzidas algumas animações e em 2013 nós ganhamos o Festival Anima Mundi e o Prêmio BNDES como a melhor animação eleita pelo público. Em 2018 ganhamos o festival do minuto dentre outros já que o que nos motiva é a produção de conteúdo e a formação de pessoas.
Em 2008 até 2010 o coletivo fez uma parceria com o JAMAC e realizou durante dois anos oficinas de desenho animado aberta e gratuita para os moradores do Jardim Miriam, onde foram capacitados muitos jovens que hoje atuam na área do audiovisual.
Em 2016 foi realizada a nossa última animação chamada o Fim é o Começo, quando o coletivo não deixou de existir mas os integrantes passaram a desenvolver projetos próprios e interligados, porém todos eles de cunho sócioambiental e mantendo e aumentando as redes de relacionamento e desenvolvimento. Transformamos um sonho, uma vontade numa forma de viver de arte e educação e o que pudemos presenciar que são elementos
altamente transformadores.
Desde 2022 realizamos ativações e projetos, para a produção de mais uma nova animação no Projeto Cidade da Luz, com fotografia light painting que retrata a busca pela descoberta da luz em uma cidade semifictícia de São Paulo. A Jornada da Luz “é uma ode à criatividade, à colaboração e à capacidade humana de transformar o comum em algo extraordinário. É uma celebração da imaginação que ilumina nossas almas e nos guia rumo a um mundo de possibilidades infinitas”.
.